A LEROY MERLIN

Leroy Merlin: A Casa da Sua Casa

 

 

É por isso que ela é multiespecialista no assunto: Construção, Acabamento, Decoração, Jardinagem e Bricolagem são suas especialidades. A empresa de origem francesa apresenta a maior variedade de produtos no mercado e é referência no setor de Varejo da Construção Civil.

 

Há 21 anos, a Leroy atua em busca do desenvolvimento a longo prazo de forma sustentável. São 41 lojas distribuídas em 11 estados e no Distrito Federal, certificadas desde 2009 pelo Processo AQUA-HQE, contando com projetos de economia circular na gama de produtos da rede.

Líder no setor
de Varejo da Construção Civil

100 mil itens divididos em 15 setores

60% dos resíduos reciclados em 2018

HACKATHON

O programa de Inovação Aberta

 

A Inovação Aberta cria um ambiente colaborativo entre a Leroy Merlin e ecossistema de startups.

 

Como funciona:

 

PRIMEIRA PARTE

A área de negócios da Leroy Merlin detecta suas dores, que impactam funções pontuais ou tarefas cotidianas de seus colaboradores.

 

A WaM realiza uma curadoria de startups, buscando serviços e produtos que possam solucionar os problemas apresentados pela Leroy.

 

São escolhidas entre 6 e 8 startups no total.

 

 

SEGUNDA PARTE

Leroy Merlin, WaM e startups selecionadas se juntam para um dia de maratona.

 

Utilizando as metodologias de Design Thinking e Matriz de Inovação, os colaboradores da Leroy e as startups trabalham em conjunto para identificar os problemas e as soluções compatíveis.

 

O Comitê responsável pelo Hackathon avalia as propostas de acordo com sua viabilidade: cronograma, valor de proposta, duplicidade com outros projetos na Leroy e alcance de atendimento são alguns fatores de elegibilidade ou exclusão.

 

 

TERCEIRA PARTE

As startups que cumprirem os fatores de elegibilidade e tiverem soluções inovadoras para os problemas recebem o GO. Nessa fase, a WaM realiza a governança do projeto, acompanhando o andamento das propostas, pilotos e possíveis rollouts.

 

Após aprovação da proposta, elas entram em fase de POC, Proof of Concept ou Prova de Conceito, na qual trabalham em conjunto com a área de negócios da Leroy Merlin para concretizar o piloto.

 

Ao final de dois meses, a partir de Key Performance Indicators pré-determinados, as POCs podem ser escaladas e futuramente irem para rollout.

BENEFÍCIOS

Por que Inovação Aberta?

 

Mas por que Inovação Aberta?

 

Para gerar impacto, é preciso trabalhar de forma colaborativa.

 

Ao incentivar a atuação em conjunto dos colaboradores da Leroy Merlin e as startups, os problemas das áreas de negócios encontram soluções customizadas, realistas e possíveis de serem executadas a longo prazo.

 

A Inovação Aberta também aprofunda a cultura de inovação da Leroy Merlin, garantindo que seus colaboradores estejam em constante contato com o ecossistema de startups e sejam agentes na resolução de seus problemas.

 

Os problemas que se apresentam desde as funções rotineiras até as responsabilidades mais complexas sempre podem ser resolvidos. A diferença de trabalhar nessas soluções com agentes de inovação, como são as startups, é que o produto final tem valor alto.

 

As diferentes responsabilidades, experiências e conhecimentos dos colaboradores de um projeto criam uma cadeia de relacionamentos e abrem uma série de possibilidades que só se concretizam na colaboração entre as partes.

SUSTENTABILIDADE

 

A sustentabilidade é um exercício de consciência social, ambiental e econômica. Ser sustentável é preservar o futuro ao agir individual e coletivamente em prol de um mundo melhor, garantindo um ambiente saudável com qualidade de vida para se habitar.

 

 

 

Leroy Merlin e WaM se juntaram na 8ª edição do “Hackathon” para construir um mundo melhor de forma colaborativa, promovendo as mudanças necessárias para a vida dos colaboradores e clientes com impacto positivo.

ODS - OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

Os ODS fazem parte da Agenda 2030 da ONU e contêm 169 metas, construídas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A proposta dos ODS é equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Dentre os 17, podemos destacar:

 

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo susTentáveis

 

SPONSORS

Charles Schweitzer

Head de Inovação na Leroy Merlin

Sponsor do projeto de Inovação Aberta com a WaM

Andressa Borba

Gerente de Sustentabilidade na Leroy Merlin

Sponsor do Hackathon da Sustentabilidade

SOBRE A WaM E A PARCERIA
COM A LEROY MERLIN

 

Há um ano e meio, a Leroy Merlin e a WaM trabalham de forma colaborativa com startups para resolver as dores da área de negócios da Leroy.

 

A WaM é uma Aceleradora Corporativa que atua em grandes corporações, auxiliando na execução de suas estratégias com projetos de inovação. Trabalhamos de maneira customizada, ágil e surpreendente, utilizando o potencial da imaginação e celebrando o incerto.

 

Acreditamos que o impossível é uma questão de imaginação e que todos somos capazes de guiar para caminhos que não acreditávamos existir antes.

© 2019 Worth a Million